Livro que li: Orgulho e Preconceito


Para quem não conhece, o livro foi escrito por Jane Austen, teve algumas versões para as telinhas, e o 
último filme desse livro foi feito em 2005, com Keira Knightley interpretando a heroína Lizzy (Elizabeth) Bennet.





A história começa com o Sr. Bingley, um jovem cavalheiro que aluga uma propriedade no campo chamada Netherfield, perto dos Bennet (A família de Lizzy). Ele chega à cidade em companhia da irmã Caroline Bingley e do melhor amigo, o Sr. Darcy. Bingley é bem recebido, por ter um temperamento doce e gentil (além do fato de ser muito rico), pela comunidade local, já o seu amigo Darcy mantém uma postura um tanto quanto distante e desconfiada. 



Bingley e Jane Bennet(a irmã mais velha de Lizzy) iniciam um relacionamento, acontecem algumas interferências por parte da Sra. Bennet (que é uma senhora que faz de tudo para tentar casar as filhas) e uma certa oposição por parte da irmã de Bingley, que considera Jane inferior no âmbito social. Enquanto isso, Elizabeth sofre rejeição de Darcy durante uma dança  e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia e espirituosidade.

Elizabeth acaba conhecendo o Sr. Wickham, um oficial muito bonito e educado que tem uma inimizade com Darcy. Wickham fica muito amigo de Lizzy e conta o motivo de seu desentendimento com o Sr. Darcy, e Lizzy imediatamente inclui os fatos aos motivos de seu ódio ao Sr. Darcy. 


O engraçado é que por ironias do destino Darcy começa a se interessar, aos poucos, por Elizabeth. Quando Bingley parece resolvido a pedir Jene em casamento, ele vai embora de Netherfield, deixando Jane bastante confusa e desapontada em relação aos seus sentimentos.



Logo após a saída de Sr. Bingley, aparece o Sr. Collins, o primo dos Bennet que acabará herdando Longbourn. Ele chega e fica um tempo com os Bennets, ele é um clérigo que é apadrinhado por Lady Catherine de Bourgh, tia de Darcy. A intenção de Sr. Collins nessa visita é a de escolher, entre as irmãs Bennet, uma esposa. Sr. Bennet e Lizzy não gostam do comportamento egoísta e pedante dele, o Sr. Collins acaba se interessando por Jane, mas a Sra. Bennet informa de suas pretensões por Bingley. Ele então se interessa por Lizzy, a quem acaba propondo casamento. Elizabeth o rejeita veemente, para desgosto de sua mãe, então, após a rejeição ele propõe casamento para a amiga íntima de Elizabeth, Charlotte Lucas, que acaba aceitando.

Sobre o casal Bingley e Jane, o Sr. Darcy se justifica com a alegação de que Jane não parecia retribuir o sentimento por Bingley. Na primavera, Lizzy acompanha Charlotte e seu primo à paróquia de Kent, que é vizinha de Rosings Park, a grandiosa mansão da tia do Sr. Darcy, Lady Catherine de Bourgh. Ao visitar Lady Catherine, Sr. Darcy encontra Lizzy, e ela acaba descobrindo que ele foi a causa da separação de Bingley e Jane. Depois, Darcy admite seu amor por Elizabeth e se declara, mas ela o recusa, pois estava magoada por saber que ele ter separado sua irmã de Bingley.



Lizzy em determinado momento da história faz acusações para o Sr. darcy, entre elas o fato dela ter descoberto que ele que separou Jane de seu amado. Darcy escreve uma carta, justificando suas ações, a carta revela outras coisas também,como por exemplo que Wickham disperdiçou seus bens, os quais ele herdou do pai de Darcy e o Sr. Darcy decide não dar mais dinheiro do seu pai para ele. Como vingança Wickham seduziu a jovem Georgiana (para que junto com o casamento ele ganhasse a fortuna), chegando ao ponto de tentar fugir com ela e depois tentar abandoná-la. Após a leitura da carta, Elizabeth admite não ter muita confiança nas ações de Wickham, e que suas impressões sobre Darcy podem não estar certas.

Algum tempo depois, durante um passeio por Derbyshire com seus tios, Elizabeth visita Pemberley, que é a casa de Darcy. Inesperadamente, ele chega e trata Elizabeth e seus parentes com cordialidade e acaba apresentando sua irmã Georgiana.

Elizabeth acaba se interessando por Darcy , mas são interrompidos quando Lydia, a jovem irmã de Lizzy, acaba fugindo com Wickham que não tem a mínima intenção de casar com ela. O fato é que isso pode significar a ruína da família dos Bennet. Com a intervenção do tio de Elizabeth, porém, Lydia e Wickham se casam, e após o casamento eles vão visitar Longbourn. Enquanto conversa com Lizzy, Lydia comenta que Darcy apareceu em seu casamento e Elizabeth acaba descobrindo que o verdadeiro responsável pelo casamento e pela salvação da honra de sua família foi o Sr. Darcy.

Depois de um tempinho, Bingley e Darcy retornam e Bingley pede Jane em casamento, e há indícios de que Darcy irá fazer o pedido de casamento a Elizabeth. Lady Catherine assim que houve esses rumores, vai até Longbourn e entra em um confronta com Elizabeth, ameaçando-a para que não aceite a proposta de seu sobrinho.Elizabeth se recusa a aceitar as suas ameaças e quando Darcy a visita e lhe propõe casamento ela aceita.


É um livro que gosto muito pelo fato de fazer críticas ao modo como a sociedade age em relação às pessoas e sua posição social, e quem espera ver alguma cena de beijo ou coisas do tipo, não há beijos no livro!!! Eu recomendo e muito a leitura desse clássico que é bastante interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença dos Livros da Edição Bolso e Edição Econômica para a Normal?