Livro que li : A Menina que Roubava Livros

O que dizer sobre esse livro... Devo admitir que ele me emocionou bastante, é muito comovente a história de Liesel Meminger!!



Pra quem não sabe a história é contada pelo ponto de vista da Morte, isso mesmo o que você leu, a Morte narra a história dessa menina no período da Segunda guerra Mundial.












Devo dizer que Liesel é um exemplo de coragem e amizade, e que se um dia eu tiver filhos eu lhes darei esse livro para ler, é uma história encantadora onde espero encontrar no mundo mais Hans Hubermann, pessoas com coração tão puro quanto o de uma criança que mesmo num mundo de ódio ele se atreveu a amar aqueles que eram tidos como inimigos, os judeus.
Encontrar outros Rudy, pessoas corajosas e amigas em todas as horas e outros Max, pessoas que mesmo em dificuldades não desistem e fazem de tudo para que dias melhores aconteçam.

Somente quem leu pode entender o que estou falando!
Definitivamente esse livro mexeu comigo e devo admitir e chorei bastante quando terminei de ler...

A escrita elaborada por Markus Zusak é fantástica, desde o princípio eu já conseguia enxergar o que ele retratava e algumas frases me marcaram:

" UMA DEFINIÇÃO NÃO ENCONTRADA NO DICIONÁRIO
Não ir embora: ato de confiança e amor,
comumente decifrado pelas crianças."

"(...) mais uma prova de como o ser humano é contraditório.Um punhado de bem, um punhado de mal. É só misturar com água."

"UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA
Os seres humanos me assombram

E devo concordam com uma frase que há no livro: "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler."

Liesel foi entregue aos Hubermann quese tornaram seus pais de criação durante a Segunda Guerra Mundial, no começo a menina não conseguia ler muito bem, porém com a ajuda de Hans Hubermann, o pai de criação, a menina melhorou a um ponto onde em um ataque enquanto eles se escondiam num porão junto com o restante dos moradores ela leu e acabou acalmando a todos.

A menina ganhou o título de roubadora de livros pela Morte por causa que no início após seu irmãozinho ser enterrado na neve, um dos coveiros, um principiante, deixa cair seu manual e a menina decide "roubar" o livro como meio de lembrar do seu irmão.
Durante a história Liesel rouba outros livros, mas ela não rouba apenas por roubar, ela os pega porque ela sabe o valor que um livro tem! Ela ama ler de verdade!

Uma outra coisa que achei interessante mencionar é quando tem o aniversário de Liesel e Max não tem o que dar de presente para a pequenina, então ele decide fazer um livro para ela:















Max foi um judeu que o pai dele salvou a vida de Hans na Primeira Grande Guerra e com isso ele fica em dívida com a família de Max. Como os judeus estavam sendo perseguidos, Hans o escondeu no seu porão para tentar protegê-lo de qualquer mal.
Durante o tempo em que Max esteve na casa dos Hubermann ele ficou muito amigo da menina e encantado pelo amor que ela tinha pelos livros.

Não vou mencionar mais sobre o livro, pois acabaria contando tudo, devo dizer que estou ansiosa pelo filme que estréia nesta sexta nos cinemas, e lógico que irei assistir!! :)
Espero que tenham gostado!!

Comentários

  1. Olá Manu, também adorei esse livro. Uma história comovente de amizade, dificuldades, superação e amor a leitura. Todo mundo que gosta de ler se identifica, porque o bixinho da leitura é um negócio que dá desde que aprendemos, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou minha linda!!!
      Realmente, não tem como não se emocionar com esse livro!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença dos Livros da Edição Bolso e Edição Econômica para a Normal?